THE RABBIT HUNTERS (OS CAÇADORES DE COELHOS) (2020)

  • Fiction
  • 9min

Em evocação do centenário de Federico Fellini, Guy Maddin e os irmãos Galen e Evan Johnson propõem este ensaio poético que, de certa forma, une os universos de Maddin e Fellini a partir daquilo que ambos poderão ter em comum: uma visão do cinema como uma arte que convoca a fantasia, os sonhos, as memórias e os fantasmas. E é um Fellini espectral – ou uma amálgama de Fellini e Giulietta Masina – interpretado por Isabella Rossellini que, antes de vaguear por projeções dos seus próprios sonhos, dá o mote no início da narração: “A noite passada sonhei que ainda estava vivo”. Mais um capítulo bem-sucedido das obsessões estilísticas de Maddin - como as manipulações das imagens saídas do cinema mudo de pendor expressionista ou surrealista, e transfiguradas por uma lente deformadora que nos devolve promessas não cumpridas das vanguardas dos primórdios do cinema -, mas também uma oportunidade de evocar o legado de outros cineastas, sempre presente de forma mais ou menos óbvia. Guy Maddin, activo desde o final dos anos 80, é autor de doze longas-metragens que intercala com projectos multidisciplinares e curtas-metragens. Desde 2011, tem colaborado com os Johnson no colectivo Development Ltd. Guy Maddin conta já com várias presenças no Curtas, a última com “Stump the Guesser” (em 2020), já corealizado com os irmãos Johnson, tal como a longa-metragem “The Green Fog”, apresentada fora de competição em 2018. (MD)

In celebration of Federico Fellini’s centennial, Guy Maddin and the brothers Galen and Evan Johnson come up with this poetic essay that, in a way, unites the universes of Maddin and Fellini based on what they might have in common: a vision of cinema as an art that summons fantasy, dreams, memories, and ghosts. And this is a spectral Fellini – or rather, an amalgamation of Fellini and Giulietta Masina – played by Isabella Rossellini who, before wandering through projections of his own dreams, sets the tone with the opening voice-over: “Last night I dreamed I was still alive”. Another successful chapter of Maddin’s stylistic obsessions – such as the manipulation of silent film’s expressionist or surrealist images, transfigured by a deforming lens that gives us back the unfulfilled promises of the early cinema’s avant-garde -, but also an opportunity to evoke the legacy of other filmmakers, always present in a more or less obvious way. Guy Maddin, working since the late 80s, has directed 12 features, which he juggles with multidisciplinary projects and short films. Since 2011, he has been collaborating with the Johnsons at the Development Ltd. collective. Guy Maddin has been to Curtas many times, the last one with “Stump the Guesser” (in 2020), also codirected with the Johnson brothers, just as “The Green Fog”, a feature screened out of competition in 2018. (MD)

Language

English

Subtitles

Portuguese

Countries

Canada, USA

Studio

Julijette Inc.