THE EYES IN THE WOODS AND THE TASTE IN THE WATER (OS OLHOS NA MATA E O GOSTO NA ÁGUA) (2020)

  • International Competition, Documentary, History, Politics, Society
  • 36min

Em Teewald, ou Santa Maria do Herval, uma colónia alemã no Brasil fundada em finais do Séc. XIX, mesmo após várias gerações, fala-se ainda a língua ancestral, são mantidas as regras de conduta social, as crianças ouvem os contos tradicionais e celebram-se datas festivas segundo os costumes e o calendário alemão. “Os Olhos na Mata e o Gosto na Água” tem como ponto de partida um texto de Ilhami Paker, investigador turco-germânico, que analisa com bastante ironia as diferenças entre movimentos migratórios, como os de famílias alemãs para o Brasil ou os de jovens operários turcos para a Alemanha, questionando o processo complexo de construção da identidade nacional e evidenciando as dificuldades que os emigrantes tiveram que enfrentar, logo após verificarem que o sonho de uma vida melhor, no paraíso, seria substituído por uma dura realidade. O filme de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes, ambos em estreia no Curtas, articula materiais de arquivo, nomeadamente filmes antigos a preto e branco, fotografias, ilustrações e algumas músicas infantis, para sublimar a narrativa centrada em três histórias que muito bem documentam a vida das famílias de origem alemã no Brasil, o choque entre a sua herança cultural e um novo contexto de fantasia tropical. (MM)

In Treewald, or Santa Maria do Herval, a German colony in Brazil founded at the end of the 19th century, the ancestors’ language is still spoken today, the rules of social conduct remain the same, the children listen to traditional stories, and festive dates are celebrated according to German tradition and calendar, even after several generations have past. “The Eyes in the Woods and the Taste in the Water’s starting point is a text by Turkish-German researcher Ilhami Paker, which presents a rather ironic analysis of the differences between migratory movements, such as those of German families towards Brazil, or young Turkish workmen towards Germany, questioning the complex process of building a national identity and pointing the difficulties that emigrants had to overcome, soon after realizing the dream of a better life, in heaven, would be replaced by a harsh reality. Luciana Mazeto’s and Vinícius Lopes’ film, both making their debut at Curtas, articulates archival footage, specifically old black and white movies, photos, illustrations, and some kids music, to sublimate the narrative centered around three stories that document quite well the lives of families of German origin in Brazil, and the clash between their cultural heritage and a new context of tropical fantasy. (MM)

Language

Portuguese

Subtitles

English, Portuguese