SUBJECT TO REVIEW (SUJEITO A REVISÃO) (2019)

  • International Competition, Documentary, Sports, Philosophy
  • 38min

Hoje em dia, são vários os desportos de alta competição que utilizam câmaras e simuladores para ajudar nas decisões dos árbitros, cabendo mesmo muitas vezes à tecnologia a última sentença. No ténis, o rigor da medição é particularmente decisivo, nomeadamente para verificar se uma bola bateu dentro ou fora dos limites do campo. “Subject To Review” propõe um olhar aproximado à tecnologia denominada “olho de falcão”, bem como ao significado mais vasto dessa busca pela exatidão que escapa ao olho humano. Para isso, traça uma breve história das técnicas que antecederam a era moderna da revisão e análise das imagens do desporto, desde o zoopraxiscópio de Muybridge, antecessor do próprio cinema. Ao mesmo tempo que atribui à tecnologia um inegável valor estético, o filme questiona a interpretação objetiva da realidade presente em qualquer sistema tecnológico, supostamente exato e imparcial. Com música de Dan Deacon e produção do canal de desporto ESPN, “Subject To Review” é um ensaio cinematográfico denso pelo nível de abstração e pela especulação filosófica, mas ao mesmo tempo cativante e acessível, a meio caminho entre o documentário “mainstream” e o cinema experimental, que é um pouco uma imagem de marca do realizador Theo Anthony, pela primeira vez na competição do Curtas. (MD)

Many top-tier sports these days use cameras and simulators as aids to their referees’ calls, with technology often having the final word. In tennis, the need for accuracy is particularly decisive, especially when checking if a ball has hit inside or outside court lines. “Subject to Review” offers a close look at the so-called “hawk-eye” technology, as well as at what this search for accuracy beyond the human eye means in a larger sense. In order to do this, the film traces a brief history of the techniques that preceded the modern era of image review and analysis in sports, going back to Muybridge’s zoopraxiscope – a predecessor of cinema itself. At the same time it acknowledges an undeniable aesthetic value in the technology, the movie questions the objective interpretation of reality inherent to any technological system, supposed to be accurate and impartial. Scored by Dan Deacon and produced by sports channel ESPN, “Subject to Review’ is a dense cinematic essay in its level of abstraction and its philosophical speculations, while managing to remain captivating and accessible, halfway between mainstream documentary and experimental cinema, which has become a trademark of filmmaker Theo Anthony – who makes his debut at Curtas’ competition. (MD)

Language

English

Subtitles

Portuguese