LE JOURNAL DE DARWIN (O DIÁRIO DE DARWIN) (2020)

  • Animation
  • 9min

Numa interpretação livre de uma história verídica, Georges Schwizgebel narra a aventura de três nativos da Terra do Fogo que foram raptados em 1829 por um capitão com propósitos humanistas, e levados para Londres para serem educados conforme os preceitos da nossa civilização. Em 1833 regressam à sua terra natal, com o objetivo de difundir os ensinamentos e benefícios da cultura ocidental. Um dos passageiros dessa viagem de regresso, em 1833, era um jovem Charles Darwin. “Darwin’s Notebook” lança um olhar perspicaz sobre os efeitos devastadores da colonização, no estilo inconfundível de Georges Schwizgebel, com as suas vibrantes pinturas animadas, em que a expressão e a constante agitação das pinceladas descrevem movimentos de grande complexidade e uma ininterrupta metamorfose das figuras, sem cortes de montagem, aproveitando ao máximo a liberdade formal e narrativa que as técnicas de animação permitem. O suíço Georges Schwizgebel é um dos grandes autores da animação contemporânea, e presença regular no Curtas, onde já apresentou os filmes “La course a l’abîme” (1992, prémio animação em 1993), “Jeu” (2006, prémio Onda Curta em 2007) e “Chemin faisant” (2012), entre outros. Em 2013, Schwizgebel esteve no júri da Competição Internacional, tendo ainda nessa ocasião orientado uma “masterclass” e apresentado alguns dos seus filmes. (MD)

Freely inspired by a true story, Georges Schwizgebel recounts the adventure of three Tierra del Fuego natives who were kidnapped in 1829 by a captain with humanist intentions and taken to London to be educated according to the principles of western civilization. In 1833, they return to their homeland, with the purpose of disseminating the teachings and benefits of western culture. One of the passengers of this trip back, in 1833, is a young man by the name of Charles Darwin. “Darwin’s Notebook” takes an insightful look at the devastating effects of colonization, in the unmistakable style of Georges Schwizgebel, with his vibrant animated paintings, in which the expression and the constant rush of the brushstrokes describe movements of great complexity and an uninterrupted metamorphosis of figures, with no editing cuts, taking the most advantage of the formal and narrative freedom made possible by animation techniques. Swiss filmmaker Georges Schwizgebel is one of the great auteurs of contemporary animation, and a regular at Curtas where he has already presented the films “Ride into the Abyss” (1992, best animation award in 1993), “Play” (2006, Onda Curta award in 2007), and “On the Way” (2012), among others. In 2013, Schwizgebel was part of the International Competition jury, having also taught a masterclass and presented some of his movies on the occasion. (MD)

Country

Switzerland

Studio

GDS Studio