HIDDEN (ESCONDIDA) (2020)

  • International Competition, Documentary, Political, Reality, Women
  • 19min

PRÉMIO DE MELHOR DOCUMENTÁRIO · BEST DOCUMENTARY PRIZE

Jafar Panahi, um dos mais importantes realizadores iranianos e do cinema independente mundial, foi preso em março de 2010, juntamente com a mulher e filha, por ofensas ao estado iraniano, tendo sido condenado a seis anos de prisão domiciliária e à proibição de filmar durante 20 anos. Porém, o inventivo realizador tem encontrado formas de continuar a produzir, reinventado o seu cinema e adaptando-se a essa condição. A sua longa mais recente, “Três Rostos”, tomava a forma de um “road movie” e contava a história da procura por uma jovem atriz forçada a esconder-se, e a sua ocupação, da sua família conservadora. Com “Hidden”, Panahi volta a percorrer caminhos parecidos, quando parte, acompanhado da filha, para um encontro com uma rapariga da qual lhe chegam notícias que possui uma belíssima voz, mas que por causa de restrições familiares e religiosas mantém-se reclusa em casa e esconde o seu talento. Panahi filma essa rapariga - ou melhor, a sua voz - num gesto emocional e poderoso, para não deixar cair no esquecimento nem esta rapariga nem outros com destinos semelhantes, para recordar, na figura dela e da sua história, outras vozes forçadas ao silêncio. É o cinema como uma arma contra o esquecimento, como resguardo do que é belo e invisível, contra o tempo. (JA)

One of the most important Iranian filmmakers, and one of the biggest names in independent cinema today, Jafar Panahi was arrested in March 2010, along with his wife and daughter. Accused of having offended the state of Iran, he was sentenced to six years of house arrest and banned from filmmaking for 20 years. However, the inventive director has found ways to keep on shooting, reinventing his cinema and adapting to this condition. His latest feature, “Three Faces”, was a road movie of sorts, which followed the search for a young actress forced to hide herself, and her craft, from her conservative family. With “Hidden”, Panahi is back on a similar road, tracking, along with his daughter, a girl he’s been told has a wonderful voice, but due to family and religious restrictions, remains reclusive at home, hiding her talent. Panahi films this girl – better yet, her voice – in an emotional and powerful gesture, so as not to let neither this girl, nor others with similar fates, fall to oblivion; with the purpose of remembering, in her figure and her story, other voices forced to silence. It’s cinema as weapon against oblivion and time, and as a safeguard of what is beautiful and invisible. (JA)

Language

Persian

Subtitles

English, Portuguese

You may also like

THE KITES (OS PAPAGAIOS) (2020)
  • International Competition, Children’s
  • 14min
A NIGHT AT THE OPERA (UMA NOITE NA ÓPERA) (2020)
  • International Competition, Documentary
  • 20min