ELECTRIC SWAN (CISNE ELÉTRICO) (2019)

  • International Competition, Fiction, Fantasy, Reality
  • 40min

O realismo mágico latino-americano, numa versão desencantada e com forte pendor social, convive com um gosto muito particular pelas fábulas de tendência onírica e surreal que caracterizam o cinema de Konstantina Kotzamani. Em “Electric Swan”, um prédio em Buenos Aires, habitado por estranhos inquilinos, onde convivem a pobreza e a riqueza, o sonho e a realidade, serve como alegoria à luta de classes. É também um retrato da capital argentina filtrado pela imaginação transbordante da realizadora nascida e criada na Grécia: o prédio começa inesperadamente a mover-se, a água infiltra-se, os habitantes dos andares superiores têm receio de cair, os moradores de andares inferiores têm medo de se afogar, e as pessoas podem transformar-se em cisnes. Kotzamani, um dos nomes fundamentais do novo cinema grego, tem sido uma presença regular no Curtas, que exibiu os seus filmes “Washingtonia” (2014), “Yellow Fieber” (2015) e “Limbo” (prémio para Melhor Filme de ficção em 2016). Foi ainda argumentista do filme de Yorgos Zois, “Third Kind”, exibido em Vila do Conde em 2018, e integrou o júri do Curtas em 2019. (MD)

A disenchanted and strongly socially-inclined version of Latin-American magical realism coexists with the particular taste for dreamlike surreal fables that characterize Konstantina Kotzamani’s cinema. In “Electric Swan”, a building in Buenos Aires – inhabited by weird tenants, where poverty and wealth, dream and reality, cohabit – serves as an allegory for class struggle. The location is also a portrait of the Argentinian capital filtered by the filmmaker’s, born and raised in Greece, overflowing imagination: the building unexpectedly starts to move, water seeps in, the upper floors’ tenants become afraid of falling, the ones on the lower floors fear drowning, and people may turn into swans. Kotzamani, one of the essential names of New Greek cinema, has been a regular presence at Curtas, which has programmed her shorts “Washingtonia” (2014), “Yellow Fieber” (2015), and “Limbo” (best fiction award in 2016). She has also scripted Yorgos Zois’ “Third Kind”, presented at Vila do Conde in 2018, and was a member of the festival’s jury in 2019. (MD)

Language

Spanish

Subtitles

English, Portuguese