DELAY (ATRASO) (2018)

  • Fiction
  • 15min

Duas horas de espera pelo próximo voo. Eis o que espera o protagonista deste filme que acaba de perder resvés o avião. Mas não irá esperar sozinho, pois o filme não é sobre si, mas sim sobre aquilo que nele apenas existe na relação com as duas crianças que o acompanham, ou seja, é uma história sobre a paternidade. A câmara começa por nos mostrar que as crianças não são iguais, apesar de terem idades muito próximas. A menina entra no controlo de segurança do aeroporto sozinha, pelo lado das mulheres, e o menino segue com o pai, pelo corredor dos homens. Depois de resolvida a questão do atraso e a compra de novos bilhetes, já na sala de espera, o pai precisa de acompanhar o filho à casa de banho e confia, inadvertidamente, a vigilância da sua filha a um homem com quem acabara de se cruzar. O enredo adensa-se, após a saída do pai e do filho da casa de banho, durante os segundos em que a menina está desaparecida e a câmara desorientada e em pré-desmaio nos mostra a vertigem angustiante do pai que perdeu a filha. Depressa se compreende que o estranho estava na sala de espera com a menina, mas o pai vê, ou afirma ter visto, um acto de abuso sexual apontando o dedo ao suposto predador. O caso torna-se de polícia, mas são as questões psicológicas que se erguem como muros, enclausurando o acusado e o acusador numa dinâmica totalmente reversível. (LL)

Two hours of waiting for the next flight. This is what awaits the protagonist of this film who has just missed his plane. But he will not wait alone, because the film is not about him, but about what exists in him only in the relationship with the two children who accompany him, in other words, it is a story about paternity. The camera starts by showing us that the children are not the same, even though they are very close in age. The girl enters the airport security control alone, on the women’s side, and the boy goes with his father, through the men’s corridor. After resolving the issue of the delay and the purchase of new tickets, already in the waiting room, the father needs to accompany his son to the toilet and inadvertently entrusts the surveillance of his daughter to a man he has just met. The plot thickens, after the father and son leave the bathroom, during the seconds in which the little girl is missing and the disorientated camera, in pre-fainting mode, shows us the anguished vertigo of the father who has lost his daughter. It is soon understood that the stranger was in the waiting room with the girl, but the father sees, or claims to have seen, an act of sexual abuse pointing the finger at the alleged predator. The case becomes a police one, but it is the psychological issues that rise like walls, encasing the accused and the accuser in a totally reversible dynamic. (LL)

Language

Persian

Subtitles

English, Portuguese

Countries

Iran, Italy

Studios

Kino Produzioni, Three Gardens Film